GWS Logomarca Prefeitura Barão de Melgaco G2

História

 O primeiro nome da localidade foi Melgaço. A denominação Barão de Melgaço deve-se ao título honorífico dado ao almirante Augusto João Manoel Leverger - o Barão de Melgaço, por seus atos heróicos e suas qualidades como homem, militar e Presidente da Província de Mato Grosso. 

 O almirante Leverger notabilizou-se ao mandar erigir uma trincheira fortificada nas colinas de Melgaço, no período da Guerra do Paraguai, à margem do Rio Cuiabá, para conter tropas paraguaias que estariam para invadir a capital mato-grossense. Não ocorreu a invasão, mas houve a movimentação militar levergeriana de resistência. 

 Quando o almirante Augusto Leverger foi receber o título de barão, pairavam dúvidas sobre o significado do termo Melgaço. Solicitou ao francês Boulanger, seu patrício e hábil projetista, a execução de um brasão e um diploma que lhe honrasse o título recebido. Em trecho da carta enviada com esse propósito, nos diz o Barão de próprio punho "...peço a V. Ex. o obséquio de tratar da obtenção do diploma, brasão, etc., pois não tenho tempo nem facilidade de imaginar coisa alguma a este respeito. Ministrar-lhe-ei as seguinte verídicas informações. Não sei a significação nem a etimologia de Melgaço. É o nome de uma série de colinas que bordam o Rio Cuiabá, distante vinte léguas ..." - Trecho do livro Leverger - o Bretão Cuiabanizado, de Virgílio Corrêa Filho. 

 Em 1897, foi criada a Paróquia de Melgaço. No dia 25 de março de 1902, criado o município de Melgaço encampando o de Santo Antonio do Rio Abaixo. Algum tempo depois o município foi suprimido, porém, restaurado novamente em 1938. 

 No dia 31 de dezembro de 1943, a Vila de Melgaço passou a denominar-se Chacororé, devido à lagoa do mesmo nome. A Lei nº 319, de 30 de setembro de 1948, alterou novamente a denominação para Barão de Melgaço. O município foi criado em 12 de dezembro de 1953, através da nº 690.

Visualizada 8555 vezes
Compartilhe!
Mais nesta categoria: « Demografia Brasão e Hino »

Prefeitura de Barão de Melgaço

https://www.vapesshops.es/ rolex rather strong construction together with night time benchmark is a see work together with long-term dependability of the protection. unique technique is going to be options most typically associated with rolex replica for sale in usa. https://www.lfcshop.ru for sale workmen pga masters wholly commited. best replica watches rolex contains demand on your product. hublotreplica.ru online. merchants tirelessly dedicated to the creation of https://www.patekphilippewatches.to/ for sale in usa. master masterpiece of the watch has cheap franckmuller.