Domingo, 29 Abril 2018 22:25

Dia Internacional do Trabalho

ssssssssssHistória do Dia Internacional do Trabalho

O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia Internacional do Trabalhador, é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em 26 de setembro de 1924 que esta data se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes. Neste decreto, Arthur Bernardes estabeleceu a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.

O Prefeito Elvio de Queiroz e a Primeira Dama Cris Verônica Bragança deseja a todos os trabalhadores de Barão de Melgaço um excelente feriado!

Fonte: Daniela Gonçalves - CRAS Barão de Melgaço - MT