Rumo ao progresso

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), apresentou nesta terça-feira (16.02) os projetos das orlas turísticas de Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger às prefeitas dos municípios e deputados estaduais.

As obras fazem parte do Mais MT, o maior programa de investimentos da história do Estado. “As orlas turísticas levarão novas gerações a terem conexão com estas importantes cidades da Baixada Cuiabana, deixando-as atrativas. Fomentando o turismo, há geração de emprego e renda”, diz César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

A prefeita de Barão de Melgaço, Margareth Gonçalves Silva, acredita que as obras de infraestrutura serão atração do município. “Teremos movimentação de moradores e também pessoas vindo de fora para conhecer a cidade e que poderão contemplar toda a beleza local”.

O secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, ressalta que os projetos buscam revitalizar as orlas e atrair turistas que visitam Mato Grosso para conhecer as belezas dos dois municípios às margens do rio Cuiabá. “Barão é uma cidade que vive a orla e a requalificação irá agregar ainda mais para os moradores e turistas. Já em Santo Antônio, a orla deve ser tornar ponto turístico e movimentar a economia”, afirma.

De acordo com a secretária adjunta de Cidades, Rafaela Damiani, os projetos foram apresentados às autoridades e estão em fase de licenciamento ambiental e autorização de órgãos competentes, como Marinha, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), entre outros.

O deputado Elizeu Nascimento (PSL) que não pode participar da exposição, por esta em luto familiar na cidade de Juina, disse por telefone que Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger já estava merecendo uma obra do tamanho dessa envergadura.
“sentir bastante de não poder está juntos com os nossos amigos de Barão e Santo Antônio nessa reunião de exposição, mas foi por força maior. Mas não medirei esforços para juntos com meus pares na Assembleia Legislativa trabalhar em prol desse projeto do executivo, para beneficiar essas duas cidades hospitaleiras e de gente trabalhadora” disse Elizeu.

O deputado estadual Allan Kardec acredita que os projetos são viáveis e devem ser concretizados. “Vimos avanços que mostram que é possível fazer e entregar as orlas à população”. O deputado estadual Carlos Avallone, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, aprovou o projeto. “Será um novo momento para estes municípios que precisam recuperar os turistas e fomentar a economia”.

Já o deputado estadual Wilson Santos aprovou e aconselhou a agilidade. “Precisamos agora vencer as etapas de licenças ambientais e acredito que no segundo semestre estaremos iniciando as obras”.

Projeto

Os projetos foram apresentados pelo coordenador de Projetos Estratégicos, Rui Barbosa Egual, pela arquiteta Natália Fróes, que assina o projeto da orla de Santo Antônio de Leverger, e pelo arquiteto Lucciane Pinheiro, que assina o projeto da orla de Barão de Melgaço.

Os projetos seguem o mesmo conceito, mas adaptados à realidade de cada município. Haverá dois quiosques, playground para crianças em concreto polido, rampa mecanizada e escadas contemplativas com acessibilidade.

Fonte: GOV/MT