GWS Logomarca Prefeitura Barão de Melgaco G2

Você está aqui:

Notícias Geral - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Notícias (Secretaria de Educação)

293596160 190626993315821 4681816369066720451 nNa última quarta-feira (06/07), os alunos das escolas Coronel Antônio Paes de Barros e Ciro Siqueira Gonçalves participaram da cerimônia de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), realizado nas respectivas escolas.

A cerimônia contou com a participação da Secretária de Assistência Social Ariana Silva, Secretária municipal de Educação Jaqueline Taques representando a Prefeita Margareth Gonçalves, Diretores, Professores, Pais, Políciais militares dentre eles o Sargento Mário Santana e demais autoridades, durante o encerramento foi feita a entrega de brindes aos formandos.

O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais e Estaduais e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.

Sobre o Projeto:

O PROERD é um programa de educação preventiva ao consumo de substâncias químicas ilícitas, cujo objetivo é evitar que crianças e adolescentes se tornem usuários. As lições objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle de tensões e civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência à pressão dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao seu convívio.

É eminentemente preventivo, estratégico, e o principal intuito é educar os alunos em seu meio natural (a escola), sob instrução de policiais militares fardados e professores. Dá ênfase especial aos estudantes do ensino fundamental – são apresentados os efeitos das drogas e ensinadas as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

Os instrutores são auxiliados pelo livro do estudante PROERD e contam com ativa participação dos professores, que atuam como divulgadores dos ideais do programa às demais salas de aula. Também é incentivada a participação dos pais, que levam o aprendizado às suas famílias.

273644555 235779685432353 7008184777599625335 nA Secretaria Municipal de Educação de Barão de Melgaço- MT, realizou entre os dias 07 e 09 de fevereiro a Semana Pedagógica com os servidores docentes e equipe gestora das unidades educativas.
Foram três dias de estudos, reflexões, troca de experiências e planejamento. Participaram da Formação Continuada: professores, diretores, coordenadores, além de membros da assessoria pedagógica e da Secretaria Municipal de Educação.
Os trabalhos, mediados pela Prof. Dra. Silvia Stering sinalizam para a importância do desenvolvimento de uma prática docente responsável, coerente com a proposta de gestão democrática proposta pela atual gestão.
Ao longo do ano letivo de 2022 serão realizadas reuniões de estudos e acompanhamento das ações, a fim de garantir a eficiência do trabalho proposto pela titular da pasta.
IMG 20210922 084253A Secretaria Municipal de Educação de Barão de Melgaço promoveu no último dia 22/09 o 2° Encontro de Formação Continuada, Roda de Conversa sobre o andamento das aulas no Ensino Remoto e Híbrido. Teve como tema principal "A Construção do Portfólio como instrumento de registro na Rede Municipal de Ensino".
A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos.
Durante a abertura do encontro a Secretária Municipal de Educação Jaqueline Taques, destacou a importância do evento para o aprimoramento da Educação Básica tendo em vista que o portfólio ajuda o professor na análise mais assertiva do desempenho dos alunos e das dificuldades encontradas em sala. A Secretária destacou também os avanços e dificuldades da pasta e a expectativa de um 2022 promissor para a Educação Municipal.
Participaram do encontro Professores, Coordenadores e Técnicos de todas as Escolas Municipais de Barão de Melgaço. O curso foi ministrado pelas palestrantes Glória Negrão e Franciscarla Silva.

No último dia 17, a Prefeita Margareth Gonçalves (PSDB) juntamente com o secretário de educação, Professor Orlando Jucelino da Luz, e os vereadores Adauto Luiz da Silva (PSDB), Kito (PSDB), Professor Dedé (PRÓS) e Geto (PT), foram recebidos pelas lideranças juntamente com um grupo de moradores da comunidade de Cuiabá mirim.


Durante a visita, pais, professores e coordenação, puderam reivindicar diretamente à chefe do poder executivo as necessidades da escola e as mazelas que todos os dias são vivenciadas estudantes da região.


A Prefeita Margareth Gonçalves ouviu atentamente aos moradores, prometendo providenciar as solicitações e de imediato determinou a aquisição dos matérias que ainda restam para o andamento da reforma da escola municipal.
“É necessário salas dignas, com coberturas que proporcional conforto e segurança aos alunos, professores e cozinheiras”, disse a senhora Zaira, morada da região e mão de aluno.


O senhor Domingos destacou que os materiais recebidos como forma de doação, necessitam de atenção e respeito por aqueles que ali confiaram na seriedade da comunidade, conclui.


Os vereadores presentes afirmaram que estarão ao lado da Prefeita Margareth Gonçalves, proporcionando todo apoio necessário para atender as necessidades da comunidade e que estarão à disposição, juntamente com a Câmara Municipal, em busca do que for melhor para toda região.

Veja fotos do dia:

O prazo para as Secretarias de Educação aderirem ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e às ações de formação do Programa Novo Mais Educação (PNME) foi prorrogado para o dia 18 de agosto de 2017. O alerta é feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Destaca-se, no entanto, que, segundo informações da Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), a prorrogação do prazo não vai alterar a data de cadastramento dos profissionais que participarão da formação continuada. A data limite para essa situação continua sendo 31 de agosto.

Publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 10 de agosto, a Portaria 826/2017 dispõe sobre o Pnaic, suas ações, diretrizes gerais e a ação de formação no âmbito do Programa Novo Mais Educação. Na normativa, é possível esclarecer de forma detalhada o funcionamento do pacto, o papel dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Com a publicação, passa a ser possível ampliar a alfabetização em língua portuguesa e em matemática; a realização de avaliações com foco na alfabetização, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e o apoio gerencial, técnico e financeiro aos entes que tenham aderido às ações do Pnaic, para sua efetiva implementação.

A CNM também esclarece que as ações de formação tanto do Pnaic quanto do PNME têm por objetivo garantir aos estudantes dos sistemas públicos de ensino do país que estejam alfabetizados em língua portuguesa e matemática até o final do 3º ano do ensino fundamental. Além disso, busca reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para aperfeiçoamento e desempenho dos professores.

Orientações
A fim de facilitar a compreensão sobre o Pnaic 2017, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o documento orientador do programa com informações sobre adesão, gestão, formação, material didático e organização das oficinas. Além disso, o documento disponibiliza dois anexos que tratam dos participantes e de suas atribuições e outro que trata do apoio financeiro – bolsas.
No caso de dúvidas, o MEC criou um canal de comunicação pelo Fale Conosco, disponível por meio do telefone 0800-616161 ou no site aqui (http://mec.cube.call.inf.br).

Consulte aqui o documento

Acesse aqui o fale conosco


Leia aqui a íntegra da Portaria 826/2017

 

Fonte: Agência CNM

Página 1 de 2

Prefeitura de Barão de Melgaço